Espondilolistese

A Espondilolistese lombar é uma condição que ocorre quando um osso na parte inferior da coluna muda de posição e é deslocado para a frente ou para trás sobre o osso abaixo dela. A condição pode desenvolver-se a partir de espondilolise, que é uma fratura de stress em uma parte das vértebras envolvidas, ou através de um processo degenerativo que envolve as vértebras e o disco correspondente, fazendo com que o escorregamento apareça. A artrite/artrose das articulações também podem aparecer, o que favorecem uma perda da capacidade desta em estabilizar esse conjunto. Se essa vértebra mudar de posição, ela pode começar a pressionar os nervos que passam por perto desse nível. A lesão do nervo pode resultar e pode causar dor tanto lombar quanto nas pernas.

Uma variedade de sintomas podem aparecer. Algumas pessoas podem não sentir quaisquer sintomas. Para outros, os sintomas podem ser leves a graves e incluem dor lombar , rigidez nos músculos isquiotibiais , dor por inflamação e compressão dos nervos que passam no nível acometido, podendo causar dor nos glúteos e coxas. A espondilolistese pode causar aumento da lordose ou da cifose localizada na parte inferior da coluna .

Causas

Espondilolistese pode afetar crianças e adultos . Existem três formas comuns de espondilolistese são:

Espondilolistese degenerativa : é a mais comum na idade adulta; causada por um desgaste do complexo disco-articulação facetaria-ligamentos, devido a idade ou alguma outra doença degenerativa.

Espondilolistese congênita: está presente ao nascimento e é causada pela formação óssea anormal , colocando as vértebras em risco de escorregar.

Espondilolistese ístmica : desenvolve a partir espondilolise , que é uma fratura por estresse em uma parte da vértebra(pars articular). Em alguns casos , a fratura é tão severa que provoca o osso para escorregar para fora da sua posição.

Três formas menos comuns de espondilolistese incluem:

Espondilolistese patológica : uma doença , tumor ou infecção enfraquece a coluna , causando espondilolistese .

Espondilolistese traumática: alguma forma de trauma ou lesão faz com que a coluna vertebral para fraturar e sair da sua posição.

Espondilolistese pós- cirúrgico : ocorre quando a cirurgia da coluna vertebral provoca ou piora o escorregamento ósseo.

Nos esportes que promovem estresse significativo sobre a parte inferior das costas , como ginástica olímpica, futebol e levantamento de peso , as vértebras (pars articular) são suscetíveis a fraturas de estresse em um ou ambos os lados da vértebra .

Não-cirúrgico

Os tratamentos para a espondilolistese variam dependendo do paciente e da gravidade da condição . Geralmente, recomenda-se tratamentos não-cirúrgicos, como alongamento , mudança de atividade, abstendo-se de esportes por um período, fazer uso tomar a medicações específicas para reduzir a dor , uso de coletes/cintas e, fisioterapia específica para cada tipo de problema.

Cirúrgico

Se um paciente não melhorar após o tratamento conservador e a vértebra continua a escorregar, a cirurgia é uma  boa solução para o problema . O objetivo da cirurgia é aliviar a dor , estabilizar os ossos da coluna vertebral que escorregaram pra fora de posição, e melhorar a funcionalidade do paciente. Existem dois tipos principais de uma cirurgia para tratar a espondilolistese:

Laminectomia Lombar / Descompressão simples

Fusão / Artrodese lombar associada a descompressão

Felizmente, estes procedimentos podem muitas vezes ser realizados com técnicas minimamente invasivas. A cirurgia minimamente invasiva usa incisões menores e instrumentos especializados que proporcionam uma menor agressão aos músculos e tecidos envolvidos na sua cirurgia.

Depois da cirurgia

A maioria dos pacientes pode começar a sair da cama no mesmo dia da cirurgia é realizada! Atividade é aumentada gradualmente e os pacientes geralmente são capazes de ir para no dia seguinte do seu procedimento, dependendo da extensão da cirurgia.

Como na maioria das cirurgias, poderá haver algum tipo de dor após o procedimento, normalmente, diferente da que existia antes da cirurgia.  Por isso, a utilização de medicamentos serão utilizados para minimizar a dor e o desconforto.

Em casa, um período de repouso relativo é necessário, aumentando gradualmente a sua atividade. O retorno ao trabalho e outras atividades, como esportes e voltar a dirigir será discutido com o paciente caso a caso.