Hérnia de Disco Cervical

Milhões de pessoas sofrem com dores no pescoço, ombro e com a chamada dor irradiada para o braço. Embora existam numerosas condições que podem resultar neste tipo de dor, uma causa comum é a hérnia de disco provinda da coluna cervical. Discos, que agem como amortecedores para a coluna vertebral, estão localizados entre cada uma das vértebras na coluna vertebral.

Cada disco contém uma camada externa formada por um tipo de colágeno forte (chamada de anel fibroso) que envolve uma substância gelatinosa, colágeno mais fraco (chamado de núcleo pulposo).

Vista axial do disco intervertebral.

Uma hérnia ocorre quando a essa camada externa sofre uma ruptura em sua estrutura, fazendo com que a substância gelatinosa interna do disco sai do seu lugar de origem, podendo comprimir o canal onde estão os nervos principais(medula) e as raízes correspondentes em cada nível da coluna. Além disso, essa saída brusca do núcleo libera uma substância química que pode causar irritação nos nervos circundantes causando inflamação e dor.

Corte Sagital de uma ressonância magnética da coluna cervical.

Os sintomas de uma hérnia de disco cervical podem incluir:

- dor intensa na região do pescoço(cervical) ou ainda entre as omoplatas(escápulas), o que pode intensificar-se em certas posições ou depois de certos movimentos.

- dor que se irradia para o braço, mão ou dedos (isso é chamado de radiculopatia).

- dormência ou formigamento no ombro, braço e/ou mãos.

Como é causada uma hérnia de disco?

A maioria das hérnias discais cervicais ocorrem como resultado de esforço súbito e muitas vezes até não percebido. Isso ocorre durante os movimentos, resultado de uma flexão, extensão ou torção repentina do pescoço, como durante uma queda ou acidente de automóvel por exemplo.

Às vezes, hérnias podem ocorrer mais gradualmente, ao longo de semanas ou meses. No entanto, existem fatores de risco que podem contribuir para as chances de uma hérnia de disco, incluindo:

- envelhecimento: à medida que envelhecemos, os discos gradualmente vão degenerando e, por conseguinte, perdendo sua característica original, bem como água em sua estrutura, afetando a sua força e resistência.

- história de trauma na coluna cervical.

- estilo de vida:  falta de exercício físico regular, não ter uma alimentação saudável, alem do uso de cigarro contribuem para uma mudança na estrutura do disco. Má postura(tempo prolongado no computador!), sem um reforço da musculatura adjacente adequada pode colocar pressão adicional sobre a coluna cervical.

- histórico familiar – herança genética também influi para o aparecimento de uma hérnia.

O bom tratamento é sempre baseada em um diagnóstico preciso como em toda área medica. Estes incluem:

Histórico médico. Conversa com o médico sobre os sintomas, quão grave eles são, e que tratamentos você já tentou.

Exame físico. Você será cuidadosamente examinada para limitações dos movimentos, problemas de equilíbrio, e dor. Durante este exame, o médico também irá procurar por perda de reflexos nas extremidades, fraqueza muscular, perda de sensibilidade ou outros sinais de danos na medula espinhal, alem de testes específicos para a doença.

Exames Complementares: Geralmente, imagens de raio-x simples, é o início da investigação complementar, o que permite descartar outros problemas, alem de visualizar o alinhamento correto da coluna.  Tomografia computadorizada e, principalmente a ressonância magnética , que é o exame de escolha, são usadas freqüentemente para dar uma vista tridimensional da coluna cervical, elucidando a presença de uma hérnia de disco.

A boa notícia é que a maioria dos casos de hérnia de disco cervical não requerem cirurgia! Há uma série de tratamentos não cirúrgicos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Estes incluem o seguinte:

- Medicamentos para a dor, tais como anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a dor aguda.

- Terapia de Calor e gelo, especialmente durante as primeiras 24-48 horas.

- Fisioterapia Motora com exercícios e técnicas específicas focados na analgesia e posterior ativação de músculos importantes para sustentação da coluna.

Em conjunto com estes tratamentos, objetivamos criar uma educação para os pacientes sobre os fatores de risco para o aparecimento de uma hérnia, além de uma postura saudável e uma boa mecânica corporal com exercícios adequados. A educação de qualidade pode levar a uma coluna mais saudável a longo prazo.

Tratamento Cirúrgico

Se o tratamento conservador for falho, ou estivermos a frente de um paciente com um déficit neurológico importante, como uma perda de força considerável na mão por exemplo, a cirurgia pode ser recomendada.

Dentre as técnicas preconizadas e realizadas hoje em dias, dispomos para tratamento de uma hérnia de disco cervical as seguintes:

-       discectomia e fusão por via anterior

-       corpectomia e fusão por via anterior

-       artroplastia/prótese de disco cervical

-       foraminotomia via posterior e

-       laminoplastia

Felizmente, estes procedimentos podem muitas vezes ser realizados com técnicas minimamente invasivas. A cirurgia minimamente invasiva usa incisões menores e instrumentos especializados que proporcionam uma menor agressão aos músculos e tecidos envolvidos na sua cirurgia.