Fraturas da Coluna Cervical

Uma fratura da coluna cervical acontece quando há uma fratura ou “quebra" de um dos ossos do pescoço. Este é tipicamente um resultado de um acidente traumático, como uma queda, um acidente de carro, ou alguma da força maior aplicada ao pescoço. Certas condições podem levar a um enfraquecimento do osso que podem predispor os doentes a essas fraturas, tais como a osteoporose, um tumor, infecção, ou alguma outra condição sistêmica subjacente.

A dor é o principal sintoma na presença de um osso da coluna cervical quebrada. Sintomas neurológicos como a perda de força parcial ou total dos músculos se os nervos correspondentes estiverem comprometidos com a fratura. Grande cautela deve ser mantida, pois podem haver outras lesões na coluna vertebral ou em  outras partes do corpo, juntamente com uma fratura na coluna cervical

A fratura da coluna cervical é normalmente o resultado de um acidente ou trauma e, nessas ocasiões,  o pessoal devidamente treinado(SAMU, Bombeiros) deve ser chamado imediatamente para dar inicio no tratamento,  já imobilizando e protegendo o pescoço de novas lesões. Essa imobilização com colar cervical deve ser mantida até a avaliação de um médico especializado(já num local de hospital de preferência), muitas vezes na sala de emergência. Radiografias, uma tomografia computadorizada, e até mesmo uma ressonância magnética pode ser necessária para avaliar adequadamente e confirmar o diagnóstico de uma fratura cervical.

Diversos tipos de fraturas podem ocorrer. Entre elas, as principais são as que englobam as que são do tipo compressão, distração e rotação. Cada tipo de fratura tem seu tratamento específico.

O tratamento de qualquer fratura cervical dependerá da natureza e da gravidade da lesão. Dependendo do local e do tipo da fratura, como a não presença de desvios, o uso de colares ou algum tipo de imobilização pode ser a opção. Se a fratura é grave ou na presença de instabilidade da coluna vertebral,  e, principalmente na presença de déficit neurológico, geralmente algum tipo de cirurgia é necessária para restaurar o alinhamento, estabilização da coluna, e restaurar a função da coluna. Para isso, a vivência clínica e a utilização de diversas classificações que guiam os médicos quanto ao tipo da fratura, mecanismos de trauma, idade do paciente, presença ou não de déficit neurológico, na decisão do tratamento mais apropriado para o problema específico.