Escoliose do Adulto

A escoliose ou desvio no plano frontal da coluna vertebral, é uma condição que  muitas pessoas associam apenas com adolescentes. Mas os adultos podem ter escoliose também. A escoliose em adultos é definida como a curvatura anormal da coluna vertebral em um paciente com idade acima de 18. Às vezes, isso é o resultado de uma curvatura infância que foi deixada sem tratamento e desde então tem progredido. Se a escoliose ocorre em um adulto sem história de uma curvatura infância, ela é também chamada de degenerativa.

À medida que envelhecemos, muitas mudanças ocorrem ao nosso corpo. Isto é especialmente verdade na coluna vertebral. Quando as partes da coluna vertebral, como discos, ossos, ligamentos e músculos, começam a deteriorar-se, muitas pessoas começam a sentir dor na região lombar e dor irradiada para as pernas também.  As condições degenerativas da coluna vertebral mais comuns incluem:

-Estenose de canal

-Doença degenerativa do disco

-Osteoporose

-Fraturas por compressão vertebral

Qualquer uma destas condições pode causar o desvio da coluna para a esquerda ou para a direita. Esta curvatura é não só esteticamente desagradável, como também pode causar outros problemas, tais como:

Desequilíbrio tronco, fazendo com que o paciente pareça pender para um lado

Instabilidade da coluna

Aumento do aparecimento das costelas(giba costal) em um dos lados

Dor e Dificuldade para deambulação

Dificuldade para manter-se muito tempo sentado ou em pé

Rigidez da coluna vertebral

Compressão dos nervos na topografia da coluna vertebral desviada

O primeiro passo no tratamento de escoliose degenerativa é fazer um diagnóstico preciso. A utilização de uma combinação de ferramentas e tecnologias avançadas para o são fundamentais.

História da doença: Conversa detalhada baseada em você e nos seus sintomas, sua gravidade e os tratamentos que já tentados. Estaremos especialmente interessados ​​em saber sobre qualquer história de escoliose na sua família.

Exame físico: O exame cuidadoso engloba visualização da presença de limitação dos movimentos, problemas de equilíbrio, dor, perda de reflexos nas extremidades, fraqueza muscular, perda de sensibilidade, assim como outros sinais de danos neurológicos. Testes específicos para escoliose serão realizados para uma melhor elucidação do caso.

Exames Complementares: Imagens de raio-x simples, são o início da investigação complementar, o que permite descartar outros problemas, alem de visualizar o alinhamento correto da coluna. Essa sempre tem que englobar a coluna inteira. Radiografias com flexão e tração são por vezes usados ​​para avaliar a flexibilidade da coluna vertebral. Tomografia computadorizada e  a ressonância magnética são usadas freqüentemente para dar uma vista tridimensional da coluna lombar, que é o principal sitio de acometimento da escoliose degenerativa, elucidam melhor a compressão nervosa que pode estar presente.

A maioria dos casos de escoliose adulto são tratadas utilizando métodos não-cirúrgicos. Estas podem incluir:

- Medicamentos para a dor, tais como anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a dor aguda.

- Fisioterapia Motora com exercícios e técnicas específicas focados na analgesia e posterior ativação de músculos importantes para sustentação da coluna.

Em conjunto com estes tratamentos, objetivamos criar uma educação para os pacientes sobre os fatores de risco para o aparecimento de uma hérnia, além de uma postura saudável e uma boa mecânica corporal com exercícios adequados. A educação de qualidade pode levar a uma coluna mais saudável a longo prazo.

Em alguns casos, a órtese pode ser utilizado (mas apenas para controlar a dor, não para corrigir a deformidade)

A correção cirúrgica da escoliose degenerativa adulto não é comum. No entanto, pode ser necessário sob as seguintes condições:

- Quando o tratamento conservador falha e houver persistência da dor.

- Em casos onde a curvatura é progressiva ou é muito grande.

- Quando há evidências de problemas causados ​​pela curvatura (coração e pulmão)

Se a cirurgia for necessário, pode incluir uma fusão combinado com instrumentação e descompressão dos elementos neurais da coluna vertebral (a utilização de hastes ou parafusos ou outros implantes para estabilizar a coluna vertebral) de duas ou mais vértebras.

A escolha por qual método será utilizado depende do tipo de deformidade e do tipo de paciente  com sua condição específica. A certeza de que, se a cirurgia for necessária, todos os aspectos do processo, incluindo os riscos e benefícios, serão totalmente discutidos e a melhor opção, da maneira menos mórbida, com a técnica menos invasiva possível, será a escolhida.

Tenha em mente, que muitos casos de escoliose do adulto não precisam de cirurgia. Uma abordagem do tipo "acompanhamento" pode ser utilizada para ver se a curva progride ao longo do tempo. Entretanto, será importante para você manter sua saúde através do exercício regular para manter a flexibilidade e força, comer direito, não fumar, e aprender a mecânica do corpo corretos (postura, a maneira correta de transportar cargas pesadas, etc.) Estas são as melhores formas de evitar mais problemas nas costas.