Cervicalgia

A dor cervical persistente, além de um problema postural e muscular crônico, quando acompanhada ou não de dormência ou formigamento nos braços ou dedos, pode sugerir alterações degenerativas na coluna. A degeneração dos discos e das articulações da coluna cervical podem aparecer em adultos jovens, mas mais comumente ocorre após os 40 anos.

Doenças artríticas, hérnia de disco, fraturas, desgaste nos ossos, articulações ou ligamentos, sobrecarga muscular ou ainda, alguma doença de base (como por exemplo, meningite) podem ser causas de dor na região cervical.

Níveis diferentes de dor, juntamente com dor de cabeça e rigidez do pescoço - torcicolo, são comumente encontrados em portadores de dor cervical. No entanto, um torcicolo acompanhado de febre alta, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou pode indicar meningite - uma condição que requer atenção médica imediata.

O importante na avaliação ortopédica dessa dor, é saber diferenciar se estamos de frente com sintomas de dor axial isolada, sintomas de radiculopatia ou ainda mielopatia. Radiculopatia refere-se a sintomas decorrentes da compressão de uma raiz nervosa. Hérnia de disco e / ou alterações degenerativas que alteram a anatomia da coluna vertebral, podem  afetar a raiz que sai da medula espinal. Quando a própria medula espinhal é comprimida, os sintomas que resultam são denominados mielopatia.

Os sintomas de radiculopatia incluem:

A dor que se irradia para o ombro, ombro ou para baixo do braço

Dormência e / ou formigamento nos braços ou mãos

Fraqueza com ou sem atrofia muscular

Os sintomas de mielopatia incluem:

Perda de coordenação motor normal nos braços ou mãos

Dificuldade com movimentos finas das mãos (por exemplo, a escrita, abotoar uma camisa, usar as teclas)

Deixar cair objetos

A sensação de peso ou fraqueza no braço ou na mão afetada

Dificuldade para realizar caminhadas de curtas distancias e dificuldade para controlar o equilíbrio

Muitas vezes podemos diagnosticar a causa da dor cervical depois de uma boa análise dos sintomas e da realização de um exame físico. Dependendo da forma de  aparecimento da dor e da gravidade dos sintomas, estudos de imagem serão solicitados. Raios-X, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada podem ser realizados para confirmar um diagnóstico ou descartar a presença de outras doenças.

Na maioria dos casos, a cirurgia não é necessária. Uma variedade de tratamentos pode ajudar a aliviar os sintomas de dor no pescoço. Estes incluem:

-Medicamentos como anti-inflamatórios e relaxantes musculares para para reduzir a dor, acalmar espasmo,

-Utilização de compressas de frio/calor(dependendo do caso), especialmente durante as primeiras 24-48 horas após o início dos sintomas

-Colar cervical para suporte somente no início

-E a fisioterapia específica, que podem incluir diferentes técnicas dependendo do estágio da dor, é normalmente a indicação para o tratamento da cervicalgia.

Para aqueles pacientes que, em última análise não apresentarem melhora com o tratamento acima, e virem a precisar de uma cirurgia, podemos oferecer uma variedade de opções de tratamento avançados, incluindo o tratamento cirúrgico minimamente invasivo, que seja mais adequado para o problema específico.