Laminoplastia é uma cirurgia realizada para tratar problemas de coluna cervical que causam compressão da medula espinhal. Na porção posterior da coluna vertebral, entre as articulações, há uma parte óssea denominada lâmina; que é uma placa fina de osso que ajuda a proteger a medula espinhal. A laminoplastia funciona como uma abertura de porta nessa lâmina, apenas, ao invés de removê-la, parcial ou totalmente. Podem ser utilizadas pequenas placas de metal ou mesmo osso fixar a lâmina na nova posição (por exemplo, se funde em posição).
A estenose espinhal, a presença osteófitos, hérnia de disco, alterações degenerativas, ou tumores são problemas que podem causar compressão na medula em um ou mais níveis da coluna vertebral. Essa pressão pode causar mielopatia; disfunção da medula espinhal. Os sintomas de mielopatia podem incluir fraqueza generalizada, dor, dormência, problemas de equilíbrio ou de coordenação, dificuldade para caminhar, e os problemas com as habilidades motoras finas, como abotoar uma camisa.
Dependendo do diagnóstico do paciente, a laminoplastia está recomendada para remover a pressão sobre a medula espinhal. Laminoplastia pode ajudar na melhora da compressão sobre a medula espinhal, provocando assim uma melhora dos sintomas do paciente.
A Laminoplastia é realizada sob anestesia geral. Normalmente utilizamos uma monitorização especial que verifica os nervos durante o procedimento, evitando que haja lesão da medula durante todo o procedimento.
Após a incisão e dissecção, que pode ser realizada de maneira minimamente invasiva ou não, a lâmina é demarcada, cortada e dobrada para trás, o que cria uma dobradiça em ambos os lados. A pressão é assim removida da medula espinal. Isso permite que o fluido espinhal flua mais normalmente. Para segurar a lâmina aberta, um pequeno implante feito a partir de metal ou de osso é adicionado. Imagens de RX(escopia)intra-operatória do implante assegura-nos que estão em posição correta e segura. A incisão cirúrgica é então fechada.
Após a cirurgia, o paciente é encaminhado para a área de recuperação. Nessa, enfermeiros e outros membros da equipe médica acompanhar de perto os sinais vitais do paciente. Alguma dor pós-operatória deve ser esperado e os pacientes recebem medicação para a dor.
O paciente é transferido da recuperação para um quarto do hospital, e pode permanecer internado por até 3 dias. Uma colar pós-operatório geralmente é prescrito para o paciente usar durante algumas semanas.
Pacientes submetidos a laminoplastia terão informações detalhadas sobre o que esperar, assim como os cuidados a serem tomados após a alta hospitalar. Esta informação inclui instruções para controlar a dor, medicamentos, uso de colar, cuidados com a ferida operatória e cuidados gerais (alimentação, restrição de atividades, e as consultas de seguimento cirúrgicos.
Copyright© 2015 Dr Thiago Coutinho. Todos os direitos reservados.