Cirurgia da coluna por via lateral

A atrodose / fusão da coluna aumenta a estabilidade da coluna vertebral e reduz os sintomas dolorosos causados ​​pela compressão do nervo. A fusão entre corpos é uma técnica cirúrgica na qual o disco na parte anterior da coluna é removido e substituída por um implante com enxerto ósseo que promove o crescimento ósseo ente as duas vértebras. É inserido um dispositivo(cage) no lugar do disco, para manter a anatomia normal e promover o alinhamento global da coluna vertebral. O movimento entre nesse segmento é interrompido e a dor provocada por essa movimentação anormal cessa. 

A artrodese lateral minimamente invasiva, ou XLIF® (“eXtreme Lateral Interbody Fusion”) é uma abordagem minimamente invasiva para a coluna anterior relativamente nova que evita uma destruição da musculatura posterior que é fundamental para uma boa recuperação. Ela é realizada através de uma incisão que atravessa o abdômen, e, posteriormente, são colocados tubos dilatadores para acessar a coluna de maneira a não destruir os tecidos no caminho do seu acesso.

Ele pode ser eficazmente utilizado para o tratamento de desordens tais como doença degenerativa do disco, espondilolistese, e escoliose degenerativa.

Com esta técnica minimamente invasiva, a fusão pode ser conseguida através de uma ou mais incisões na porção lateral do abdômen paciente, em vez de através de uma incisão abdominal padrão assim como nas costas.

Detalhes do procedimento:  

Excelente acesso ao espaço em disco é alcançado a partir de uma pequena incisão no lado do paciente (flanco), geralmente 30-40mm de comprimento.

Sob fluoroscopia (imagem de RX em tempo real), o cirurgião retrai suavemente músculo / tecido e os acessos do espaço de disco

Equipamentos neuro-monitorização específica, um tipo de GPS dos nervos, monitora a proximidade do instrumento cirúrgico para os nervos espinhais

O disco danificado é removido, quase que totalmente e substituído com um implante sólido. Enxerto ósseo é inserido para adicionar suporte e promover a fusão.

Instrumentação, com hastes, placas/parafusos podem ser adicionados para adicionar estabilidade ao segmente até ocorrer a fusão propriamente dita.

A cirurgia de fusão é geralmente indicada somente após a falha do tratamento conservador.

XLIF® é uma técnica diferente para o tratamento para diversas patologias que acometem a coluna e tem algumas vantagens sobre o método tradicional:

-       não acessar os músculos da região posterior,

-       se mantém longe das estruturas nervosas do canal medular.

-       baixíssimo nível de sangramento, quando comparado a uma cirurgia tradicional

-       pouco tempo de internação hospitalar – ospacientes geralmente andam no mesmo dia da cirugia e normalmente tem alta hospitalar 1 a 2 dias depois.

-       menos dor do que as abordagens tradicionais para a coluna vertebral permitindo uma recuperação e reabilitação geral  mais rápida

 

Saiba mais sobre nossos tratamentos

Copyright© 2015 Dr Thiago Coutinho. Todos os direitos reservados.